A Toyota ocupa o topo do ranking de vendas do Catar tendo o Land Cruiser como carro mais vendido no país que sedia a Copa do Mundo.O carro mais vendido do Catar e de vários outros países do oriente médio que participam da Copa do Mundo é o mesmo: o Toyota Land Cruiser. E qual deve ser o motivo de tanto sucesso desse SUV grande nesses países?

Antes de aprofundar sobre o Land Cruiser, é importante lembrar que a marca Toyota também lidera as vendas nessa parte do mundo. O principal atributo da marca é a robustez, essa região quente e desértica exige muito do sistema de arrefecimento e os japoneses parecem ir bem nessas condições. 

O Land Cruiser representa o auge dessa robustez da Toyota. O SUV tem a durabilidade como ponto chave no projeto, com vida útil planejada para o dobro dos outros carros. Por isso, ele traz aço mais grosso no chassi e até mesmo vidros de maior espessura.

A atual geração do Toyota Land Cruiser estreou em 2021, durante as comemorações de 70 anos do modelo. O modelo continua trazendo chassi separado da carroceria, eixo rígido na traseira e tração 4×4 com reduzida, mas incorporou muita tecnologia.

Uma mudança grande está sob o capô. Os antigos motores V8 4.6 e 5.7 a gasolina foram aposentados, no lugar entrou o novo V6 3.4 biturbo de 415 cv. A opção diesel era um V8 4.5 biturbo, que foi trocado por um inédito V6 3.3 biturbo de 309 cv — que poderá equipar a próxima geração da Hilux. O que não mudou foi o motor de entrada, o V6 4.0 de 274 cv.

Medindo 4,95 m de comprimento, o Land Cruiser só não é maior que a geração antiga pois passar de 5 m poderia atrapalhar a venda em alguns mercados onde a taxação é de acordo com o tamanho do veículo. A cabine é ampla e pode levar até 7 passageiros.

 

 

Fonte: AutoPapoUol

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Veja mais notícias: